Kremlin apoia declaração de Trump de que Zelensky estaria travando acordo de paz
O Kremlin concordou com o presidente dos EUA, Donald Trump, ao dizer que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky é o responsável por atrasar um possível acordo de paz para encerrar a guerra com a Rússia, e não o presidente Vladimir Putin. Trump afirmou em entrevista que acredita que Putin estaria pronto para um acordo, enquanto Zelensky reluta em aceitar termos que não garantam a soberania e segurança da Ucrânia. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, reiterou que a posição russa permanece aberta ao diálogo, afirmando que Moscou já apresentou seus termos às partes envolvidas.
Zelensky anuncia estado de emergência no setor de energia após ataques russos
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky anunciou que declarará estado de emergência no setor de energia, em resposta aos ataques russos que danificaram gravemente a infraestrutura elétrica e de aquecimento do país. Os impactos foram particularmente severos em Kyiv, deixando milhares de residências sem energia em meio a temperaturas abaixo de zero.
A medida visa dar mais flexibilidade ao governo para restaurar eletricidade e aquecimento, coordenação de reparos e importação de energia, além de organizar um quartel-general permanente para enfrentar a crise energética.
