yanvieira.com.br

Trump diz que Zelensky está “apostando com a 3ª Guerra” em bate boca na Casa Branca

Trump acusa Zelensky de “apostar na Terceira Guerra Mundial” em reunião na Casa Branca

Por Yan

Num tenso encontro realizado na Casa Branca nesta sexta-feira, 28 de fevereiro de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, acusou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, de “apóstar na Terceira Guerra Mundial”. A reunião, que tinha como objetivo discutir o fim do conflito na Ucrânia, rapidamente se transformou em uma troca acalorada de acusações diante da imprensa internacional.

Durante uma discussão, Trump elevou o Tom ao afirmar: “Você não tem as cartas certas conosco agora, você começa a ter problemas. Está apostando com a vida de milhões de pessoas. Está apostando com a Terceira Guerra Mundial.” O vice-presidente dos EUA, JD Vance, também interveio, questionando Zelensky: “Você acha que é respeitoso vir ao Salão Oval dos Estados Unidos e atacar o governo que está tentando prevenir a destruição do seu país?”

Em resposta, Zelensky destacou os desafios enfrentados pelo seu país e alertou que, embora os EUA estejam geograficamente distantes do conflito, poderão sentir os impactos no futuro. Ao final da reunião, Trump pressionou: “Você vai fazer um acordo ou nós vamos sair, e se nós sairmos, você vai ter que lutar”. Em seguida, fechei o encontro abruptamente.

A embaixadora ucraniana nos EUA, Oksana Markarova, presente na reunião, declarou importância evidente durante o confronto entre os líderes. Zelensky tem buscado um acordo nas negociações desde que Trump iniciou conversas diretas com o presidente russo, Vladimir Putin, para encerrar o conflito. Trump afirmou que Zelensky “terá que fazer concessões” e sugeriu que Kiev “não voltará a lutar” se um acordo de paz estiver previsto.

Além das discussões sobre a paz, os líderes estavam preparados para discutir um acordo relacionado a minerais, que criaria um fundo de investimento conjunto entre EUA e Ucrânia, destinado a receber 50% das receitas futuras provenientes da exploração de recursos naturais ucranianos. No entanto, o texto não incluía as garantias de segurança explícitas que Zelensky buscava. Trump argumentou que a presença de trabalhadores americanos e interesses econômicos na Ucrânia seria suficiente para dissuadir futuras agressões.

Este debate público lança dúvidas sobre o futuro das relações entre os dois países e a estabilidade na região.

Vídeo no canal: https://youtu.be/8RftQWBrrTw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *