França intercepta petroleiro russo sancionado no Mediterrâneo, diz Macron
A Marinha francesa interceptou um navio-tanque russo sancionado no Mediterrâneo ocidental, segundo o presidente Emmanuel Macron. O navio (identificado como Grinch em reportagens) é suspeito de integrar a chamada “frota sombra” usada para driblar sanções ao petróleo russo e, assim, financiar a guerra contra a Ucrânia. A ação teve apoio de aliados (incluindo o Reino Unido, segundo fontes) e foi conduzida dentro das regras do direito marítimo internacional. O caso foi encaminhado para investigação judicial na França.
Ponto central: o Ocidente está intensificando ações para cortar receitas do petróleo russo e apertar o cerco contra navios que operam com bandeiras/identidades suspeitas.
Zelensky diz que Ucrânia e Rússia terão de fazer concessões para acabar a guerra
Em Davos, o presidente Volodymyr Zelensky afirmou que tanto a Ucrânia quanto a Rússia precisarão fazer concessões para que a guerra termine. Ele destacou que o fim do conflito depende de cooperação e vontade política conjunta, mas alertou que o processo pode fracassar se alguém “jogar sujo” (sem especificar quem). A mensagem reforça a ideia de que qualquer acordo de paz exigirá negociação real entre as partes — e não apenas imposições unilaterais.
Ponto central: Zelensky sinaliza abertura para uma saída negociada, mas condiciona o sucesso a confiança e compromisso no processo.
Vídeo no canal: https://youtu.be/UwoQlKbZEeg
