Combates intensificam-se em Pokrovsk num dia em que foram registados 117 confrontos na frente ucraniana
As Forças de Defesa da Ucrânia registaram este sábado 117 confrontos ao longo da linha da frente, com os combates mais intensos a concentrarem-se no setor de Pokrovsk.
De acordo com o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, até às 22h00 locais, as forças russas realizaram 66 ataques aéreos, lançaram 163 bombas aéreas guiadas, utilizaram 3.585 drones kamikaze e efetuaram 2.857 ataques de artilharia contra posições militares ucranianas e áreas civis.
Dois mortos e dezenas feridos em grande ataque russo com drones na Ucrânia
A Ucrânia sofreu um ataque massivo com mais de 200 drones lançados pela Rússia, atingindo diversas regiões, como Sumy, Kharkiv, Dnipro, Zaporizhzhia, Khmelnytskyi e Odesa. Segundo o presidente Volodymyr Zelenskyy, duas pessoas foram mortas e dezenas ficaram feridas em diferentes áreas atacadas. A ofensiva também danificou infraestrutura de energia e aquecimento já fragilizada pelos constantes ataques, agravando o impacto do inverno rigoroso sobre a população civil. Autoridades ucranianas aceleraram a importação de eletricidade e equipamentos para mitigar os efeitos dos apagões e da falta de aquecimento causados pela ofensiva.
Ataque ucraniano com drones corta energia em parte de Zaporizhzhia controlada pela Rússia
Um ataque com drones ucranianos atingiu e danificou sistemas de energia na região de Zaporizhzhia ocupada pela Rússia, deixando mais de 200.000 consumidores sem eletricidade em cerca de 400 assentamentos sob controle russo, informou o governador local nomeado por Moscou. A falta de energia ocorre em meio a temperaturas bem abaixo de zero, complicando ainda mais a situação humanitária nas áreas ocupadas. Equipes estão tentando restaurar o fornecimento, mas o frio intenso e os danos à rede continuam sendo desafios. Além disso, ataques com drones também causaram ferimentos em civis em outras regiões russas próximas à fronteira.
Vídeo no canal: https://youtu.be/FticjGTzDqg
